Recife, Sexta-feira, 03 de Maio de 2024

Últimas Publicações
20/05/2009 
12:37  -  Obras na Bacia do Beberibe continuam como prioridade na MR 2.1

Publicações Anteriores: 19/05/2009, 14/03/2008, 13/03/2008
07/05/2007 
18:52  -  Primeira etapa de concurso para professor sai dia 23
18:37  -  Inscrições abertas para o Centro de Formação em Artes Visuais
17:24  -  Comude enfoca importância das políticas de educação
 
13:34  -  PCR tem serviço de atendimento aos anistiados políticos  Voltar às Manchetes
  


Implantado em 2002 pela Prefeitura do Recife, o serviço de atendimento aos anistiados políticos vítimas da ditadura militar que se instalou no país, em 1964, está comemorando mais um processo de reparação econômica deferido pelo Ministério da Justiça. Desta vez, o beneficiado foi Jurandir Bezerra, filho do ex-militante político, comunista Gregório Bezerra. O processo teve parecer favorável, no dia 7 de dezembro de 2006, e notificado à Prefeitura, no último dia 12 de abril. O atendimento aos anistiados ou seus familiares é mais uma ação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã. Dos 52 processos que o município encaminhou à Brasília, via Ministério da Justiça, 22 já foram deferidos. Para concluir todo o processo de Jurandir Bezerra, falta apenas definir o valor da reparação econômica ao então estudante, perseguido juntamente com a família, na época da prisão do pai.

O serviço de atendimento aos anistiados políticos e seus familiares integra a política municipal de direitos humanos em vigor pela gestão do prefeito João Paulo. Com base na Lei n.º 10.559, de 13 de novembro de 2002, que instituiu reparação econômica aos perseguidos, torturados ou mortos pelo regime militar, o serviço foi intensificado. A prefeitura também está acompanhando a análise final de um antigo processo em forma de espólio, movido pelos familiares de Gregório Bezerra contra a União. Documentos que incluem material jornalístico comprovando a tortura e a humilhação pública sofrida pelo antigo militante comunista, que foi arrastado seminú pelas ruas de Casa Forte, foram anexados e enviados pela SDHSC ao Ministério da Justiça. Alguns desses documentos se encontravam no Arquivo Público Estadual, para onde foram encaminhados, após abertura dos prontuários que estavam no antigo e temido DOPS (Departamento de Organização Política e Social).

O DOPS era um órgão repressor e usado para fichar todas as pessoas contrárias aos governos militares. Nos prontuários, quem falasse ou participasse de algum ato público ou isoladamente era preso e fichado como um verdadeiro e perigoso bandido. Com o fim da Ditadura Militar, os governos eleitos democraticamente pela livre vontade do povo foram pressionados pelas instituições da sociedade civil organizada que lutam pelos direitos humanos e pela manutenção das instituições democráticas a reparar o mal causado a tantas famílias, como demissões, perseguições, torturados e mortes. Segundo o gerente de Orientação e Defesa dos Direitos Humanos, advogado Fábio Luiz, pela Lei n.º 10.559, a reparação econômica aos anistiados, vítimas do período de 1964 a 1987, não deve ultrapassar os R$ 100 mil.

O primeiro passo a ser dado pelo anistiado político para conseguir o benefício é se dirigir ao Arquivo Público Estadual ou ao antigo DOPS e solicitar seu prontuário. Com o documento, ele se dirige à Gerência de Orientação e Defesa dos Diretos Humanos da Prefeitura do Recife, que fará uma petição narrando os fatos ocorridos, os danos morais, profissionais e materiais e enviar ao Ministério da Justiça para que seja calculado o valor indenizatório. O Serviço de Atendimento aos Anistiados Políticos funciona às terças e quintas-feiras, das 8h às 18h, no térreo do prédio da Prefeitura do Recife (Cais do Apolo 925 – Bairro do Recife.). As informações sobre o serviço podem ser feitas pelo telefone: 3232-8390 (Gerência de Orientação e Defesa dos Direitos Humanos).

 

  
 
 
 

13:31  -  Terça Negra apresenta o melhor do Reggae
13:13  -  Waldick Soriano prestigia vacinação anti-rábica no Recife
10:59  -  Trilha literária percorre bairros do Recife
10:07  -  SpokFrevo grava CD e DVD no Santa Isabel
08:55  -  Batismo de Sangue estréia no Cinema do Parque
08:51  -  Seminário Mulheres do Recife é levado às RPAs
08:47  -  Cruz do Patrão terá projeto de fomento ao turismo
08:45  -  Recife e Jaboatão discutem ação conjunta no Ibura
08:41  -  PCR abre concurso público para preenchimento de 229 vagas
08:36  -  Rua da Moeda ganhará 18 novas árvores
08:32  -  Vacinação do idoso é prorrogada no Recife até dia 11
08:30  -  Projeto leva justiça gratuita a milhares de recifenses
08:28  -  Abertas inscrições para o workshop Imagem-Movimento

Pesquisa em Publicações Anteriores
 
Entre as datas (dd/mm/aaaa)
até
Com qualquer uma das palavras
Com o assunto
Dicas de Pesquisa

Página Principal Volta para Pesquisa

RSS do Boletim de Noticias  O que é isso?