Recife, Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Últimas Publicações
20/05/2009 
12:37  -  Obras na Bacia do Beberibe continuam como prioridade na MR 2.1

Publicações Anteriores: 19/05/2009, 14/03/2008, 13/03/2008
19/05/2009 
 
12:40  -  Jacarezinho abre Ciclo 2009 do OP Recife  Voltar às Manchetes
  


Começa o ciclo de plenárias do OP 2009
Foto: Fernando Silva


A noite desta segunda-feira (18) foi de festa no Habitacional Jacarezinho, na Campina do Barreto. No local, foi iniciado o ciclo de plenárias regionais do Orçamento Participativo 2009, o maior processo democrático de gestão do Brasil. A abertura das plenárias contou com a presença do vice-prefeito do Recife Milton Coelho, dos secretários Amir Schvartz (Planejamento), José Marcos (Saneamento), e Cláudio Duarte (Educação), além da assessora executiva de Direitos Humanos, Niedja Queiroz, e do coordenador do OP, Augusto Miranda.

O vice-prefeito Milton Coelho, pela primeira vez participando do ciclo, não escondeu sua satisfação em poder contribuir com o processo iniciado pelo então secretário de Planejamento João da Costa, hoje prefeito do Recife. “Essas reuniões do OP que decidem o futuro de nossa cidade são uma conquista do povo e precisam ser cada vez mais valorizadas. Antes as obras eram feitas sem consultar a parte mais interessada, ou seja, os moradores da localidade, mas no governo João Paulo isso mudou. Conquistamos muito, mas ainda há muitas coisas a serem conquistadas e vamos lutar por elas”, destacou.

Compareceram à primeira plenária do OP 2009, 1.155 pessoas que foram escolher as prioridades para a microrregião 2.1. Muitos dos presentes estavam participando pela primeira vez, o que deixou o secretário de Planejamento Participativo Amir Schvartz, muito satisfeito. “Fico muito feliz em ver que novas pessoas se integram ao processo. É importante essa participação porque, é acompanhando o processo de escolha, debate e efetivação das ações que a população conhece as dificuldades que o governo tem, às vezes, de materializar as obras. Esse acompanhamento faz com que a população também se sinta responsável pelas obras e atuem em sua conservação depois de concluídas”, ressaltou.

A plenária do Jacarezinho também foi a oportunidade da prestação de contas das ações feitas na microrregião e, principalmente, na área da Campina do Barreto. Obras do Prometrópole, do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC foram mostradas. O secretário de Saneamento José Marcos, destacou a importância dessas ações para as comunidades. “Nós temos que agradecer à população pela colaboração ao projeto Prometrópole. Ele é uma ação de cunho social enorme que só vamos ter a real noção dentro de alguns anos, quando as melhorias na área de saúde e qualidade de vida forem percebidas na prática”, disse o secretário.

A plenária – A plenária do Habitacional Jacarezinho foi conduzida pelo Coordenador do Orçamento Participativo, Augusto Miranda. Em seu pronunciamento de abertura, o coordenador destacou a importância de mais um ciclo do OP e da participação popular. “Sem a população não existe OP. E foi para eles, que a gestão construiu esse processo de forma a criar um governo mais democrático e próximo das pessoas de toda a cidade”.

A microrregião 2.1, que engloba bairros como, Campo Grande, Campina do Barreto, Hipódromo, Encruzilhada e Arruda, credenciou 18 ações para votação no ciclo, entre pavimentações, habitações, educação, cultura, saneamento básico e, trabalho e renda. Para delegados e delegadas, 77 pessoas se credenciaram, das quais, 47 foram eleitas. Essa foi a primeira plenária da microrregião. A segunda ocorre nesta terça-feira (19), às 19h, na Escola Mário Melo, em Campo Grande. Confira abaixo as dez ações mais votadas na plenária do Habitacional Jacarezinho:

1º) Liberação de obras do PAC na Bacia do Beberibe (564 votos);
2º) Centro de Capacitação Profissional para os jovens da Beira Rio –
Campina do Barreto (258 votos);
3º) Centro de Reciclagem para MR 2.1 (249 votos);
4º) Construção de creche – Arruda (43 votos);
5º) Habitação para a comunidade Padre Vilesman (29 votos);
6º) Multicultural – oficina de eventos – Ilha de Joaneiro (28 votos);
7º) Multicultural – Núcleo Cultural em Chão de Estrelas (25 votos);
8º) Construção de creche na comunidade da Ilha de Joaneiro (13
votos);
9º) Pavimentação e drenagem da Rua Francisco Rolim (7 votos);
10º) Pavimentação e drenagem da Rua Pedro Velho com continuação
da Luiz de Camões – Ponto de Parada (7 votos).

 

  
 
 
 


Pesquisa em Publicações Anteriores
 
Entre as datas (dd/mm/aaaa)
até
Com qualquer uma das palavras
Com o assunto
Dicas de Pesquisa

Página Principal Volta para Pesquisa

RSS do Boletim de Noticias  O que é isso?