Recife, Terça-feira, 14 de Maio de 2024

Últimas Publicações
20/05/2009 
12:37  -  Obras na Bacia do Beberibe continuam como prioridade na MR 2.1

Publicações Anteriores: 19/05/2009, 14/03/2008, 13/03/2008
12/04/2007 
21:57  -  Prefeito participa de discussão sobre Reforma Federativa
21:56  -  Carta da X Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
21:34  -  Sessão solene da Câmara homenageia Marcha dos Prefeitos
21:33  -  PCR amplia área de circulação de bicicletas na zona Oeste
21:19  -  João Paulo apresenta preocupações de prefeitos ao Congresso Nacional
19:02  -  Mostra Aí Kabum! será aberta nesta sexta-feira
17:45  -  Saúde e Envelhecimento é tema de debate
17:23  -  Seminário reúne técnicos municipais e DIEESE
15:19  -  Prefeitura participa de seminário contra homofobia
14:27  -  Casa do Carnaval recebe exposição sobre Tribo Canindé
14:26  -  Estação Arte volta ao Metrô do Recife
14:25  -  Auxílio-Moradia de março começa a ser pago nesta sexta
14:24  -  PCR realiza 6ª edição do Lendas do Recife
14:22  -  Equipe de Fortaleza conhece experiências da PCR
14:21  -  Pátio apresenta mistura de ritmos no fim de semana
12:41  -  Comdica capacita conselheiros tutelares
11:34  -  Estudantes homenageiam Monteiro Lobato
11:03  -  Multicultural adia data de realização das Oficinas Básicas
10:36  -  Moradores do Alto Jardim Progresso comemoram início de obras
 
10:23  -  Ciclofaixa será instalada no Canal do Cavouco  Voltar às Manchetes
  


Foto: Irandi Souza


As bicicletas representam no Recife um importante meio de transporte. Além disso, o equipamento pode ser utilizado para a manutenção da saúde física e contribui para a preservação do meio ambiente, por se tratar de uma maneira de locomoção não poluente.

Consciente da importância das bicicletas, a Prefeitura do Recife vai implementar mais uma rota cicloviária na cidade. Desta vez, a área contemplada será a Zona Oeste com a instalação da ciclofaixa do Canal do Cavouco, na Avenida Mário Álvares de Lira, localizado no trecho entre a avenida Caxangá e a rua Bom Pastor. Os trabalhos de marcação de pista começaram nesta semana. A inauguração está prevista para maio deste ano.

Com 2,3 km de extensão e pista nos dois sentidos, a nova rota será uma ciclofaixa paralela ao Canal do Cavouco, tendo em cada margem um sentido de fluxo para bicicletas. A principal característica da ciclofaixa é a separação física parcial na pista, distinguindo o espaço destinado às bicicletas, dos outros tipos de veículos. A divisão – ou segregação como é conhecida – será feita por blocos de concretos com cobertura em fibra de vidro, na cor amarela e películas refletivas intercalando com tachões ao longo do pavimento.

“A intenção da Prefeitura é tornar mais segura a circulação de bicicletas na área, tanto para os trabalhadores que utilizam o veículo, quanto para quem usa a bicicleta para manter a forma. Além disso, o meio de transporte não contribui para o aumento da poluição”, declara o prefeito do Recife, João Paulo.

A ciclofaixa do Canal do Cavouco receberá revestimento asfáltico texturizado colorido, que possui resistência igual ao asfalto e também pode ser aplicado sobre o concreto. De alta resistência e antiderrapante, o material reduz custos de manutenção e pintura da ciclovia. Também serão implantadas placas de orientação para ciclistas, pedestres e condutores de outros veículos, ao longo do canal.

Ampliação – O projeto é transformar a área em um grande complexo cicloviário na Zona Oeste, beneficiando os bairros de Torrões, Cidade Universitária, Várzea, Cordeiro, Iputinga e Engenho do Meio. Já está em estudo uma proposta para a ampliação da ciclovia e ciclorota, interligando-se a ciclofaixa já existente, na Avenida do Forte, compondo um grande circuito de pista para se pedalar, tão logo seja concluída a ciclofaixa do Canal do Cavouco e os estudos técnicos para esta nova rota sejam apresentados. No futuro, serão ao todo 15 Km de rota cicloviária, incluindo a já existente ciclofaixa da avenida do Forte e a do Canal do Cavouco que será inaugurada.

Diferenças na rota cicloviária - As diferenças básicas na rota cicloviária, é que a ciclovia possui divisão física total dos demais veículos; a ciclorota tem demarcação em faixa tracejada no pavimento da área destinada a bicicleta, contudo a rota também será compartilhada por carros, que transitarão na pista, dando prioridade ao ciclista. Já a ciclofaixa, também é uma demarcação no pavimento em faixa continua, com divisão física parcial, mas indica apenas bicicletas podem trafegar, apesar de não ter separação física total, o espaço não é compartilhado por outros veículos.

Ciclofaixas existentes - Atualmente existe a ciclofaixa Centro, que funciona aos domingos e feriados, com utilização exclusiva por bicicletas; uma ciclorota na Av. Artur Lima Cavalcanti, com espaço compartilhado por outros veículos; ciclofaixa Orla, que vai do Segundo Jardim a Brasília Teimosa, e com o início do projeto de requalificação da Orla, será expandida por toda a faixa da orla de Boa Viagem e a ciclofaixa Tiradentes que atende aos bairros de Afogados, Mangueira e San Martin.

 

  
 
 
 

09:36  -  Confira a programação dos teatros municipais
08:55  -  Fórum de Envelhecimento Ativo realiza palestra nesta quinta
08:52  -  Biblioteca de Casa Amarela faz releitura de Monteiro Lobato
08:50  -  Arte de Contar Histórias para Crianças é tema de curso
08:46  -  Prefeito comanda reunião com deputados pernambucanos
08:43  -  Placas de concreto são recuperadas na Conde da Boa Vista
08:41  -  Tocha do Pan pode passar pelo Recife

Pesquisa em Publicações Anteriores
 
Entre as datas (dd/mm/aaaa)
até
Com qualquer uma das palavras
Com o assunto
Dicas de Pesquisa

Página Principal Volta para Pesquisa

RSS do Boletim de Noticias  O que é isso?