Foto: Irandi Souza As bicicletas representam no Recife um importante meio de transporte. Além disso, o equipamento pode ser utilizado para a manutenção da saúde física e contribui para a preservação do meio ambiente, por se tratar de uma maneira de locomoção não poluente.
Consciente da importância das bicicletas, a Prefeitura do Recife vai implementar mais uma rota cicloviária na cidade. Desta vez, a área contemplada será a Zona Oeste com a instalação da ciclofaixa do Canal do Cavouco, na Avenida Mário Álvares de Lira, localizado no trecho entre a avenida Caxangá e a rua Bom Pastor. Os trabalhos de marcação de pista começaram nesta semana. A inauguração está prevista para maio deste ano.
Com 2,3 km de extensão e pista nos dois sentidos, a nova rota será uma ciclofaixa paralela ao Canal do Cavouco, tendo em cada margem um sentido de fluxo para bicicletas. A principal característica da ciclofaixa é a separação física parcial na pista, distinguindo o espaço destinado às bicicletas, dos outros tipos de veículos. A divisão – ou segregação como é conhecida – será feita por blocos de concretos com cobertura em fibra de vidro, na cor amarela e películas refletivas intercalando com tachões ao longo do pavimento.
“A intenção da Prefeitura é tornar mais segura a circulação de bicicletas na área, tanto para os trabalhadores que utilizam o veículo, quanto para quem usa a bicicleta para manter a forma. Além disso, o meio de transporte não contribui para o aumento da poluição”, declara o prefeito do Recife, João Paulo.
A ciclofaixa do Canal do Cavouco receberá revestimento asfáltico texturizado colorido, que possui resistência igual ao asfalto e também pode ser aplicado sobre o concreto. De alta resistência e antiderrapante, o material reduz custos de manutenção e pintura da ciclovia. Também serão implantadas placas de orientação para ciclistas, pedestres e condutores de outros veículos, ao longo do canal.
Ampliação – O projeto é transformar a área em um grande complexo cicloviário na Zona Oeste, beneficiando os bairros de Torrões, Cidade Universitária, Várzea, Cordeiro, Iputinga e Engenho do Meio. Já está em estudo uma proposta para a ampliação da ciclovia e ciclorota, interligando-se a ciclofaixa já existente, na Avenida do Forte, compondo um grande circuito de pista para se pedalar, tão logo seja concluída a ciclofaixa do Canal do Cavouco e os estudos técnicos para esta nova rota sejam apresentados. No futuro, serão ao todo 15 Km de rota cicloviária, incluindo a já existente ciclofaixa da avenida do Forte e a do Canal do Cavouco que será inaugurada.
Diferenças na rota cicloviária - As diferenças básicas na rota cicloviária, é que a ciclovia possui divisão física total dos demais veículos; a ciclorota tem demarcação em faixa tracejada no pavimento da área destinada a bicicleta, contudo a rota também será compartilhada por carros, que transitarão na pista, dando prioridade ao ciclista. Já a ciclofaixa, também é uma demarcação no pavimento em faixa continua, com divisão física parcial, mas indica apenas bicicletas podem trafegar, apesar de não ter separação física total, o espaço não é compartilhado por outros veículos.
Ciclofaixas existentes - Atualmente existe a ciclofaixa Centro, que funciona aos domingos e feriados, com utilização exclusiva por bicicletas; uma ciclorota na Av. Artur Lima Cavalcanti, com espaço compartilhado por outros veículos; ciclofaixa Orla, que vai do Segundo Jardim a Brasília Teimosa, e com o início do projeto de requalificação da Orla, será expandida por toda a faixa da orla de Boa Viagem e a ciclofaixa Tiradentes que atende aos bairros de Afogados, Mangueira e San Martin.
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