O posto do Banco do Povo, situado no CPPTR, também ganhou um novo posto de atendimento no Centro Público de Promoção de Trabalho e Renda de Casa Amarela. No espaço, dois agentes de crédito cadastrarão e encaminharão micro e pequenos empreendedores à aquisição de crédito orientado. Com isso, são minimizados os entraves burocráticos característicos das linhas de crédito ofertadas pelos bancos oficiais. Além disso, serão oferecidas orientação técnico-gerencial e de formação empreendedora aos cidadãos que têm ou pretendem abrir seus pequenos negócios.
Para os interessados, o espaço também oferecerá capacitações como: Cursos de Viabilidade Econômica e Criação de Novos Negócios, além de cursos modulares (Organização e Gerenciamento, Qualidade nas Vendas, Custos, Controles Administrativos, Marketing e Mercado).
O Banco do Povo foi implantado em 2000. Seu objetivo é cadastrar e encaminhar os empreendedores aos agentes financeiros oficiais, responsáveis pela operacionalização do PROGER. Em 2001, devido à nova concepção da gestão municipal sobre a política de crédito como instrumento de geração de emprego e renda houve a reestruturação do programa com a criação de um fundo municipal, o Fundo Recife Solidário.
Além do posto do CPPTR, os atendimentos são realizados na sede da Prefeitura do Recife, no posto do Totó, além do atendimento volante feito através de um ônibus (Banco do Povo Volante) que circula, mensalmente, pelos bairros da cidade. O programa tem como parceiros o Credcidadania, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste - Crediamigo.
Histórico - O desempenho do programa Banco do Povo de 2001, quando foi criado, até novembro de 2006 pode ser verificado pelos seguintes números:
Créditos liberados - 11.093
Valor total liberado - R$ 14.448.770,71
Valor médio liberado para cada empreendedor - R$ 1.302,51
Número de volantes realizados - 43 com 4.620 atendimentos.
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