Recife, Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Últimas Publicações
20/05/2009 
12:37  -  Obras na Bacia do Beberibe continuam como prioridade na MR 2.1

Publicações Anteriores: 19/05/2009, 14/03/2008, 13/03/2008
11/01/2006 
19:36  -  Prefeito empossa conselheiros de Saúde
18:04  -  Prefeitura investe R$ 830 mil em mais três obras eleitas no OP
16:57  -  Prefeitura do Recife implanta coleta domiciliar alternada em 43 bairros
16:56  -  Coleta domiciliar alternada apresenta mudanças nas RPAs
16:39  -  Prefeito recebe diretoria do Clube Líbano
13:33  -  Conselho prepara agenda das pré-conferências da Mulher
12:04  -  Projeto de Sensibilização Turística atende idosos do Recife
11:50  -  Creche da Prefeitura do Recife abre as portas no mês de janeiro
10:32  -  Prefeitura realiza última pré-conferência de habitação
10:30  -  Biblioteca de Casa Amarela oferece Oficina Literária
09:54  -  Coordenadoria mapeia entidades que trabalham com mulheres
09:51  -  Janeiro de Grandes Espetáculos apresenta melhores produções de 2005
 
09:41  -  Prefeitura do Recife abre nove mil vagas de ensino profissionalizante  Voltar às Manchetes
  




A Prefeitura do Recife inicia, na próxima segunda-feira (16), o calendário de inscrição e matrícula para os 35 cursos gratuitos de formação profissional oferecidos pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. São cerca de 18 mil vagas, sendo 9 mil para este 1º semestre. Os interessados, a partir dos 14 anos, terão que se inscrever até o dia 18 de janeiro, entre 8h e 20h, numa das 20 unidades da Rede de Ensino Profissionalizante (REP) do município – uma delas com atendimento exclusivo de deficientes mentais (Associação Pestalozzi, na Iputinga). A REP atende a todos os bairros e está distribuída pelas seis Regiões Político-Administrativas da cidade da seguinte forma: quatro unidades na RPA-1, uma na RPA-2, cinco na RPA-3, quatro na RPA-4, três na RPA-5 e três na RPA-6.

Além dos três dias para inscrições, o calendário prevê, para o dia 20 de janeiro, sorteio nas escolas quando o número de inscritos for superior às vagas oferecidas. Esse sorteio será ser realizado na presença dos candidatos, sob a responsabilidade da direção da escola e de seu conselho escolar. A efetivação das matrículas acontece nos dias 23 e 24, com divulgação dos resultados no dia 26. O início das aulas está marcado para dia 9 de fevereiro. Para melhorar o aprendizado, serão organizadas turmas de 25 alunos, nos turnos da manhã, tarde e noite.

Para o primeiro semestre de 2006, serão disponibilizados 35 cursos nas áreas de Higiene e Beleza, Vestuário, Indústria, Artesanato, Escritório, Artes, Idiomas, Informática, Alimentação, Turismo, Marcenaria, Atendimento Administrativo, entre outras. Com carga horária entre 60 a 450 horas/aula, as atividades têm como meta atender as comunidades da capital pernambucana localizadas nas proximidades das 20 unidades profissionalizantes. A prioridade é dos estudantes das escolas públicas municipais (entre 3º e 4º ciclos), de Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Programa Brasil Alfabetizado e pais dos beneficiários do Programa Bolsa Escola.

Também serão priorizadas as pessoas encaminhadas pelos programas municipais como BB Educar (parceria com o Banco do Brasil), Saúde Mental, IASC (Instituto de Assistência Social e Cidadania) e CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), além da VEPA (Vara de Execução de Penas Alternativas), e mulheres do Banco do Povo municipal e da Coordenadoria da Mulher. Para os cursos nas áreas de alimentação, artes e artesanato exigi-se idade mínima de 14 anos, subindo para 16 nas áreas de higiene e beleza, escritório, indústria, idiomas, turismo e vestuário. Já para os cursos nas áreas de educação e saúde, como Estética facial e Acompanhamento de idosos, e de indústria, como Caldeiraria, o candidato terá que ter 18 anos ou mais.

Um dos destaques da rede profissionalizante da Prefeitura, o Centro de Educação Profissional Jornalista Cristiano Donato funciona de segunda a domingo, em três turnos, na Rua da Imperatriz, s/n, no bairro da Boa Vista. No local são ofertados cursos básicos de informática e idiomas, incluindo alemão, italiano e árabe. Outro destaque, desta vez na periferia, é o Centro Profissionalizante Vila dos Milagres, onde moram sete mil famílias. Situado num dos bairros mais pobres da cidade, ele oferece, além de cursos técnicos, como Corte e costura e Pastelaria, oficinas de Capoeira e Cidadania. Os resultados são o aumento da auto-estima de jovens e adultos e mais possibilidades de geração de renda e inclusão social. Já a Escola Profissional de Artes João Pernambuco, na Várzea, destaca-se pelos cursos na área de artes. No local, são oferecidas vagas de canto, teatro, dança, entre outras.

Os endereços das unidades da Rede de Ensino Profissionalizante estão disponíveis no portal da Prefeitura do Recife

 

  
 
 
 

09:37  -  Prefeitura convoca aprovados na 2ª concorrência do STCP
09:31  -  Prefeitura realiza Jornada de Orquestras Itinerantes
09:27  -  Prefeito assina ordem de serviço da primeira obra do Prometrópole
09:25  -  Prefeito participa de posse de 192 conselheiros municipais de Saúde

Pesquisa em Publicações Anteriores
 
Entre as datas (dd/mm/aaaa)
até
Com qualquer uma das palavras
Com o assunto
Dicas de Pesquisa

Página Principal Volta para Pesquisa

RSS do Boletim de Noticias  O que é isso?