Recife, Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Últimas Publicações
20/05/2009 
12:37  -  Obras na Bacia do Beberibe continuam como prioridade na MR 2.1

Publicações Anteriores: 19/05/2009, 14/03/2008, 13/03/2008
11/01/2006 
19:36  -  Prefeito empossa conselheiros de Saúde
18:04  -  Prefeitura investe R$ 830 mil em mais três obras eleitas no OP
16:57  -  Prefeitura do Recife implanta coleta domiciliar alternada em 43 bairros
16:56  -  Coleta domiciliar alternada apresenta mudanças nas RPAs
16:39  -  Prefeito recebe diretoria do Clube Líbano
13:33  -  Conselho prepara agenda das pré-conferências da Mulher
12:04  -  Projeto de Sensibilização Turística atende idosos do Recife
11:50  -  Creche da Prefeitura do Recife abre as portas no mês de janeiro
10:32  -  Prefeitura realiza última pré-conferência de habitação
10:30  -  Biblioteca de Casa Amarela oferece Oficina Literária
09:54  -  Coordenadoria mapeia entidades que trabalham com mulheres
09:51  -  Janeiro de Grandes Espetáculos apresenta melhores produções de 2005
09:41  -  Prefeitura do Recife abre nove mil vagas de ensino profissionalizante
09:37  -  Prefeitura convoca aprovados na 2ª concorrência do STCP
09:31  -  Prefeitura realiza Jornada de Orquestras Itinerantes
 
09:27  -  Prefeito assina ordem de serviço da primeira obra do Prometrópole  Voltar às Manchetes
  


O prefeito João Paulo assina, nesta quarta-feira (11), a ordem de serviço para contratação do projeto básico do canal do Jacarezinho. O evento acontece, às 19h, no cruzamento das ruas Marcílio Dias e Iguatu, na Campina do Barreto. A ação, primeira obra do Prometrópole a ter o projeto básico contratado, prevê a requalificação, revestimento e desobstrução do canal, requalificação urbana das margens, remoção e reassentamento de 350 famílias que vivem no entorno do canal, além da construção de um conjunto habitacional para abrigar os moradores do local. Ao todo, 11 mil pessoas serão beneficiadas.

O diretor-presidente da Autarquia de Saneamento do Recife (Sanear), Marcus Tullius, informou que a primeira etapa contemplará a elaboração dos projetos básicos e pesquisa social com as famílias que vivem nas margens do canal. No mês de março, está prevista a contratação do projeto executivo e a licitação da obra que deve ser iniciada em junho com duração prevista para um ano. O serviço está orçado em mais de R$ 12 milhões.

Segundo Marcus Tullius, a obra é uma demanda antiga da população que sofre com os transtornos provocados pelo transbordamento do Jacarezinho. Ele afirmou que as limpezas realizadas periodicamente pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) não solucionavam o problema. “É uma situação lastimável visto que várias pessoas são obrigadas a conviver com doenças e roedores. Além de melhorarmos o sistema viário do local, estaremos investindo na melhoria da qualidade de vida da população que, neste caso, literalmente reside no esgoto”, considerou.

O diretor-presidente da Sanear informou, ainda, que até o final do mês de março, os projetos básicos das unidades de esgotamento 3 (Dois Unidos), 20 e 21 (Fundão, Água Fria, Arruda e Campina do Barreto), 4, 8, 17 e 19 (Dois Unidos, Vasco da Gama, Alto Santa Terezinha, Linha do Tiro, Porto da Madeira, Fundão e Beberibe) serão finalizados e que até 2008 todas as obras de saneamento do programa Prometrópole devem ser concluídas.

PROMETRÓPOLE – O programa Prometrópole, parceria entre Banco Mundial, Governo do Estado, prefeituras do Recife e Olinda, engloba obras de saneamento nas cidades do Recife e Olinda e tem como objetivo principal a redução dos níveis de pobreza urbana e melhoria da qualidade de vida dos habitantes das unidades de esgotamento.

O programa prevê, ainda, a remoção e reassentamento da população de áreas insalubres, implantação de um parque ecológico nessas regiões e criação de novos sistemas viários. A partir da operação de infra-estrutura urbana, as famílias desses bairros terão um melhor serviço de abastecimento de água e esgoto, acesso à micro-crédito para gerar emprego e renda e aulas permanentes de educação ambiental. Também serão realizadas ações supralocais, como a recuperação do antigo Matadouro de Peixinhos.

O Prometrópole terá um financiamento total de U$ 84 milhões, sendo U$ 35,7 milhões executados pela Prefeitura do Recife, além de U$ 17,5 milhões executados pelo Governo do Estado na EU-23 (Campo Grande), totalizando no Recife investimentos da ordem de U$55 milhões, tudo em áreas de baixa renda, realizando obras de infra-estrutura.

 

  
 
 
 

09:25  -  Prefeito participa de posse de 192 conselheiros municipais de Saúde

Pesquisa em Publicações Anteriores
 
Entre as datas (dd/mm/aaaa)
até
Com qualquer uma das palavras
Com o assunto
Dicas de Pesquisa

Página Principal Volta para Pesquisa

RSS do Boletim de Noticias  O que é isso?